Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTUGALdantigamente

- TRADIÇÕES - CURIOSIDADES - HISTÓRIA - LENDAS -

PORTUGALdantigamente

- TRADIÇÕES - CURIOSIDADES - HISTÓRIA - LENDAS -

Tradição de pisar as uvas com os pés

Alegria na chamada pisa das uvas num lagar no Dour

 Tradição milenar e artesanal de pisa a pé.

 

O método consiste em prensar as uvas com os pés para extrair o mosto (suco), que posteriormente irá fermentar e se transformar em vinho.

A prática ainda pode ser observada, por exemplo, em vinícolas do Douro e do Alentejo, em Portugal, onde a pisa acontece em antigos lagares de pedra.

A primeira fase da pisa é a do "corte”, e consiste em esmagar as uvas, que nesta fase ainda são relativamente duras, para libertar o sumo e a polpa das suas peles. Durante esta fase inicial os pisadores unem-se numa linha apertada e avançam muito lentamente, ombro no ombro, por todo o lagar, pisando de forma metódica e em uníssono para garantir que as uvas são completamente esmagadas.

Quando o corte tiver sido concluído, a segunda etapa começa. Essa fase chama-se "liberdade" e é muitas vezes anunciada pela Canção da Liberdade que é cantada pelos vindimadores.

Os pisadores agora trabalham individualmente, movendo-se de forma livre ao redor do lagar, assegurando que as peles de uva são mantidas submersas sob a superfície do vinho.

Considerando que o corte é realizado em silêncio, exceto para a chamada do marcador de tempo, a liberdade normalmente ocorre ao som de música.

Após algumas horas a fermentação começa e o calor e o álcool que produz começa a libertar cor, taninos e aromas das peles permitindo-lhes serem diluídos no vinho que está a fermentar. A pisa a pé é, às vezes, complementada pela utilização de longo êmbolos de madeira chamados "macacos” usados ​​para empurrar as peles das uvas para baixo da superfície do vinho.

Esta fase do processo é vital para a produção de vinho de qualidade. Apesar de cara e trabalhosa, a pisa a pé ainda é a melhor forma de alcançar a extração suave mas completa, produzindo vinhos com profundidade de estrutura, de sabor e equilibrados.

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

(ajude o nosso blogue)

Mais sobre mim

foto do autor

[ Tradutor ]

Traduzir para Chinês Traduzir para Espanhol Traduzir para Italiano Traduzir para Françês Traduzir para Inglês Traduzir para Alemão Traduzir para Japonês Traduzir para Russo

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

contador visitas

Mensagens

Comentários recentes

Calendário

Fevereiro 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

popAds

adsense