Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

PORTUGALdantigamente

- TRADIÇÕES - CURIOSIDADES - HISTÓRIA - LENDAS -

PORTUGALdantigamente

- TRADIÇÕES - CURIOSIDADES - HISTÓRIA - LENDAS -

Primeiro fabricante de bicicletas em Portugal

Vilar1.jpg

 A VILAR ,Vilarinho e Moura, sediada  na rua do bonjardim, 826-828, no Porto ,  foi o 1º fabricante nacional de bicicletas.

 

Sob a sigla FNB (Fábrica nacional de bicicletas),Começou a produzir bicicletas e seus acessórios em 1922. Tendo na época  fabricado bicicletas completas  e acessórios de substituição, nomeadamente ,cubos, aros e raios.

Nos anos 30 já  com cerca de dez anos de experiência e muito implementada no mercado, começou a fornecer acessórios e até quadros a outras marcas que iam surgindo contribuindo para o rápido sucesso e crescimento da marca.


  A qualidade e os pormenores sempre distinguiram a marca.

 

A  década de 1930 é decisiva para o novo passo a dar.
  Consegue obter licensas de produção da chamada nova industria, tendo já na mira a construção de motas.
Nesta altura ainda não havia fabrico de motas ou motores em Portugal o que levou a marca a prospeccionar o mercado estrangeiro com o fim de obter  motores fiaveis e quadros para equipar as suas motas, o intuito éra construir motas fiaveis a preços acessíveis, construindo riqueza para o país e criando emprego.
 
O fabrico de motores terá sido equacionado, mas posto imediatamente de parte, pois poderia atrasar muitos anos o lançamento das tão aguardadas motas  inviabilizando o projecto e não havia tempo a perder.
 O mercado das motas encontrava-se em forte expansão, e Portugal estava a ser "invadido" por uma importação muito forte de marcas com muita qualidade, como a BMW, DKW, NORTON , BSA, AJS, COVENTRY EAGLE,  MATCHLESS,  ARIEL entre outras.

 A VILAR tinha que ser muito rápida a lançar as suas motas, e é então que Ílidio Vilarinho parte para Inglaterra na busca de um motor fiável e de fácil adaptação aos seus quadros, ou eventualmente quadros completos, tendo conhecido diversas marcas ingesas equipadas com o famoso motor VILLIERS .
 
Terá sido a EXCELSIOR a  utilitária que melhor se identificava com o seu projecto de utilitária para Portugal.
Terá   Ílidio Vilarinho  trazido um destes exemplares 125cc, para copiar?  não se sabe , o que se sabe é que a primeira mota VILAR  é muito parecida com esta inglesa.
 
  Só no ano de 1949 é que a VILAR terá conseguido fabricar  a famosa VILAR 125cc do 1º modelo.
Segundo se consta só terão sido fabricadas 4 motas do 1º modelo , com motor villiers de dois escapes com 122cc de cilindrada, com a suspensão da frente em aço estampado com uma unica mola central ,e traseira rígida.

  Há duas sobreviventes catalogadas  e uma terceira que  ainda não tive oportunidade de  catalogar , a quarta  terá ardido, quando a fábrica ardeu nos anos 80 no final da sua vida, seria a mota dos testes.

  Com o lançamento das motas e ciclomotores a fábrica  começa a entitular-se FNBM (fábrica nacional de bicicletas e motocicletas) as motorizadas começam a sair da  fabrica  de  Lugar da Ermida- S. Mamede de infesta .
A VILAR redesenha o seu logotipo baseado no simbolo villiers, para colocar nas motas de alta cilindrada.
 
Este gesto dá credibilidade á marca no fabrico de motas pois o motor villiers era já sobejamente conhecido dos portugueses pelos seu motores de rega.
 
Nesta altura multiplicam-se os contactos entre a VILAR e a direcção - geral de transportes terrestres, no sentido de conseguir homologação para esta cilindrada.
Esta homologação foi muito difícil e caracterizada por avanços e recuos por parte da direcção - geral de transportes terrestres, hoje dava , amanhã tirava!.

 

 

 

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

(ajude o nosso blogue)

Mais sobre mim

foto do autor

[ Tradutor ]

Traduzir para Chinês Traduzir para Espanhol Traduzir para Italiano Traduzir para Françês Traduzir para Inglês Traduzir para Alemão Traduzir para Japonês Traduzir para Russo

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

contador visitas

Mensagens

Comentários recentes

Calendário

Fevereiro 2016

D S T Q Q S S
123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
2829

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

popAds

adsense