Saltar para: Posts [1], Pesquisa [2]

PORTUGALdantigamente

- TRADIÇÕES - CURIOSIDADES - HISTÓRIA - LENDAS -

PORTUGALdantigamente

- TRADIÇÕES - CURIOSIDADES - HISTÓRIA - LENDAS -

Crânio humano mais antigo de sempre em Portugal

Uma equipa internacional de arqueólogos descobriu o fóssil humano mais antigo já encontrado em Portugal, um crânio com cerca de 400 mil anos.

 

 

 

 

ng8367817.jpg

 

 

 

 

Os arqueólogos encontraram o crânio na gruta da Aroeira, concelho de Torres Novas, no centro do país.

 

 

 

Trata-se de um antepassado "a meio caminho entre o 'homo erectus', que apareceu em África há entre 1,5 e dois milhões de anos e os mais recentes, a que chamamos Neandertais na Europa e modernos em África".

 

 

 

 

 

 

 

fonte:http://www.dn.pt/sociedade/interior/descoberto-o-cranio-humano-mais-antigo-de-sempre-em-portugal-5722347.html

 

 

 

 

 

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

As noras - engenhos antigos de tirar água

As noras são engenhos fixos e circulares para tirar água dos poços, ribeiras e rios, compostas por uma roda que faz mover a corda a que estão presos alcatruzes ou cubos encadeados: baldes que transportam a água, num calabre flexível que acompanha o perímetro da roda que o traciona.

 

Inicialmente as noras eram acionadas por mulas, burros, ou machos que quando “presos à nora” se deslocavam de olhos vendados para que dessem mais rendimento e não perdessem o sentido de orientação.

 

 

 

 

 

video de burro a puxar a nora 

 

 

 

 

 

 

A nora terá chegado à península ibérica pelas mãos dos árabes, constituindo uma grande evolução nas técnicas de elevação de água e rega.

 

Podem encontrar-se variados modelos e formatos de noras, mas o princípio de funcionamento é comum a todos

 

(noras com engenhos montados em poços em que o animal andava ao lado, descrevendo um círculo ou em que o animal trabalhava num círculo à volta da nora, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio; e noras de elevação, com mina, para tirar a água a balde pelo interior).

 

 

 

A  nora mais utilizada era aquela em que o engenho está a descoberto e o animal anda à sua volta.

 

 

 

 

 

Sem Títuloabcd.png

 

Fixas no bordo da roda, os alcatruzes enchem-se e esvaziam-se á medida
 que a roda gira e transportam a água do rio para canais de irrigação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

Os espigueiros

Os espigueiros são construções de características defenidas, criados para armazenamento do milho.

 

 

O espigueiro, também chamado canastro, caniço ou hôrreo, é uma estrutura normalmente de pedra e madeira, existindo no entanto alguns inteiramente de pedra, com a função de secar o milho grosso através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo impedir a destruição do mesmo por roedores através da elevação deste.

 

 

 

 

Soajo 6.jpg

 Espigueiros

 

 

 

 

 

Como o milho requer que seja colhido no Outono, este precisa de estar o mais arejado possível para secar numa estação tão adversa como o Inverno.

 

 

 

 

No território de Portugal Continental, encontram-se principalmente a Norte, em particular na região do Minho.

 

 

 

 

 

Conjunto de Espigueiros do Soajo

 

 

Esta é uma das maiores concentrações de espigueiros de Portugal, com construções todas de pedra.

 

Ao todo são 24 espigueiros de tipo galaico-minhoto, sendo o mais antigo do ano de 1782.

 

É possível ver o caráter sagrado dado ao local, devido às cruzes no topo dos espigueiros para, segundo as gentes locais, proteção divina do que lá é guardado, muitas vezes o único meio de sobrevivência comunitária.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

O PRIMEIRO HOMEM A VOAR FOI UM PADRE PORTUGUES

 

A Passarola voadora foi a primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo.

 

 


Inventada por Bartolomeu de Gusmão, tendo voado pela primeira vez a oito de Agosto de 1709.

 

 

 

 

0f7448a.png

 A passarola de Gusmão

 

 

 

 


A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade.


Apesar de existirem desenhos e descrições da época, não se sabe hoje em dia quais as exatas carcacterísticas/ técnicas da Passarola voadora uma vez que todos os projetos e documentos originais terão sido perdidos.



Este acontecimento deve-se também ao desconhecimento dos autores da época em questões relacionadas com a ciência aeronáutica.

 

 

 



" o padre voador "

 

 

 


Foi um sacerdote secular, cientista e inventor nascido em 1685 em São Vicente, Brasil.

Foi baptizado com o nome de Bartolomeu Lourenço, sendo o quarto filho de Francisco Lourenço Rodrigues e Maria álvares.

Será mais tarde, em 1718 que adopta o apelido de Gusmão em homenagem ao preceptor e protetor jesuíta Alexandre de Gusmão.

Apesar da sua grande Amizade com o Rei fora forçado a fugir à inquisição por se tratar de um visionário

Faleceu em Toledo, Espanha a 1724

 




Foi famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou de PASSAROLA




 

 

 

 

 

fonte:https://prezi.com/kwuajorudptk/bartolomeu-gusmao-e-a-passarola-voadora/

 

 

 

 

 

 

 

 

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

Revistas femininas nos anos 50 e 60

Nas décadas de 50 e 60, as revistas femininas eram praticamente a única forma de entretenimento para as mulheres .

 

Os artigos destas publicações eram escritos por homens, já que as mulheres ainda não estavam inseridas no mercado de trabalho. 

 

 

 

 

Expressavam pontos de vista masculinos sobre como as mulheres deveriam agir

 

 

 

Nestas revistas, o ideal do matrimonio feliz era baseado na forma como as mulheres deveriam se comportar dentro e fora do espaço doméstico.

Como as revistas eram uma importante fonte de informação e referência para as mulheres destes períodos, elas se tornavam verdadeiras conselheiras, sempre com mensagens persuasivas e que tinham como objectivo alienar toda uma geração de mulheres. 

 

 

 

 

Algumas dicas e conselhos que eram publicados

 

 

 

 

511CF.jpg

Capa de revista feminina antiga 

 

 

 

 

-  Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas. (Jornal das Moças, 1957) 

 

-  Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto. (Revista            Claudia, 1962) 

 

-  Se o seu marido fuma, não arrume briga pelo simples fato de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros            

   espalhados por toda casa. (Jornal das Moças, 1957) 

 

 

 

 

 

Os temas abordados eram quase sempre machistas......................

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:http://www.curiosidadesemportugues.eu/revistas-femininas-nos-anos-50-e-60-a-mulher-no-mundo-machista/

 

 

 

 

 

 

 

 

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

O Soldado Milhões ( O português que enganou os alemães )

O português que enganou os alemães na I Guerra Mundial

 

 

Aníbal Augusto Milhais (1895-1970) partiu de Portugal com pouco mais de 20 anos rumo à Flandres francesa, como «carne para canhão» numa guerra que ceifou a vida a milhões de pessoas.

 

 

 

 

A sua coragem fez dele um herói

 

 

 

soldado_milhoes_frame6946fb5e_664x373.jpg

 

 

 

 

 

Na Batalha de La Lys, contrariando as ordens de um oficial, ficou a cobrir a retirada dos seus camaradas portugueses e britânicos.

Acompanhado de uma metralhadora ligeira Lewis, a sua Luisinha, foi protagonista de um ato de bravura reconhecido.

Depois de dias a vaguear sozinho por trincheiras e descampados, regressou para junto do seu batalhão.

 

 

 

 

 

 A lenda nasceu

 

 


Ainda na Flandres, passa a ser chamado Milhões (numa alusão ao seu valor) e é condecorado com a Ordem de Torre e Espada.

 

Torna-se, aliás, o único soldado raso a receber ainda em França a mais alta condecoração a que um militar português pode aspirar.

 


Em 1919, regressa a Valongo (actualmente Valongo de Milhais), casa e tem filhos.

A sua história parecia terminada e vetada ao esquecimento quando, em 1924, o jornal Diário de Lisboa decide resgatar o herói fazendo dele uma lenda viva.

Numa época em que a República se encontrava moribunda, a exibição de um herói capaz de aglutinar massas em torno do regime e fazer esquecer o estigma de um «Alcácer Quibir do século 20» revestia-se de grande relevância.
Depois disso, a Pátria não se esqueceu do seu herói.

Chamou-o recorrentemente para o mostrar em cerimónias de regime, sempre que foi preciso enaltecer a nação e exaltar os valores da «raça».

 

 

E Milhões lá aparecia onde quer que fosse chamado, fardado e com seis medalhas reluzentes ao peito.

 

 

 

O herói português da Grande Guerra...............

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:https://soldadomilhais.wordpress.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

Pedir "Benção", "Bença" para os mais velhos....

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

ATESTADO DE VIRGINDADE

Atestado de virgindade que existe no Arquivo Distrital de Viseu cuja data não foi possível precisar, mas  parece ser do início do século passado.

 

 

É um certificado passado por uma parteira da época, chamada Bárbara Emília, natural de Coira, Viseu

 

A pedido de uma jovem que pretendia libertar-se da difamação e provar a sua virgindade, para contrair casamento.

 

 

O documento diz o seguinte: 

 

 

 

transferir.jpg

 

 

 

Eu, Bárbara Emília, parteira que soy de Coyra, atestu e curtifico que Maria dos Prazeres Jacynto Leite Capello Rêgu tem as partes fodengas talinqual comu veyo ao mundo inseto uma noida negra no alto da crica que não sendo de nacenssa é proveniente de marradas de pisa.

 

Por ser verdade pasei o prezente atestado de virgindade.

 

 

Bárbara Emília das Dores

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

Como apareceu o Dia das mentiras?

A verdade da origem do dia da mentira......

 

É que a explicação da data estará relacionada com a adoção do calendário gregoriano, o qual pôs termo ao sistema anterior (o ano iniciava-se a 25 de março e incluía uma semana de festejos rijos).

 

Em 1564, o rei francês Carlos IX adotou finalmente a nova data, que coincidiu com o primeiro dia de abril.

 

Resistentes à mudança, muitos franceses ignoraram o novo calendário durante anos a fio e seguiram fielmente o antigo até ao fim dos seus dias.

 

O 1 de abril passou, assim, a ser sinónimo de uma data que não se leva a sério..............

 

 

 

 

 

 

 

1 de abril charge 1.jpg

 

 

 

Em Portugal, por sua vez, foi precisamente nesse dia que se realizou a primeira sessão legislativa, coincidência logo aproveitada pelo povo para invetivar os representantes da nação, sempre tidos em pouca conta pelos estratos mais desfavorecidos.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:http://www.jn.pt/artes/interior/teaser4-5103985.html

 

 

 

 

 

 

 

 

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

A primeira mulher portuguesa aviadora

Maria de Lourdes Braga de Sá Teixeira, a primeira mulher aviadora portuguesa.

 

Nasceu no dia 19 de Outubro de 1907, no seio de uma família de pensamento liberal demonstrou, desde cedo, ser possuidora de pensamento livre, com objectivos bem definidos.

 

 

 

 

 

Jovem, de rara beleza, era conhecida no meio familiar e pelos amigos como "Milú".

 

 

 

 

maria-de-lourdes.jpg

 

 

 

Uma das ambições desta jovem era a de, um dia, ser aviadora.

 

 

 

 

A travessia  aérea do Oceano Atlântico e a viagem a Macau foram decisivas para que Maria de Lourdes Sá Teixeira tomasse a opção de ser aviadora.

 

Contudo até conseguir entrar para o curso de pilotos de avião encontrou inúmeros obstáculos.

O primeiro passo a ultrapassar era a família.

Desde cedo que os familiares mais chegados tentaram desencorajá-la a uma pretensão que não se enquadrava na empossa social de uma jovem proveniente da média-alta burguesia.

 

O próprio pai, Afonso Henriques Botelho de Sá Teixeira, um coronel médico, opôs-se à ideia de Maria de Lourdes poder vir a ser aviadora.

 

Perante as diversas dificuldades nasceu a frustração em Maria de Lourdes Teixeira, o que a debilitou. Porém, este enfraquecimento do estado de saúde levou o pai a deixá-la prosseguir com os seus desejos.

 

A persistência em alcançar este objectivo chegou às páginas dos jornais da época.

Um espírito desportivo, por amor à aviação.

Mesmo doente fez o curso de aviadora, das naturais contrariedades que sofreu das oposições.

Maria de Lourdes frequentou o curso de aviação de Setembro de 1925, ingressando como aluna civil na Escola Militar de Aviação.

O interesse e a determinação de Maria de Lourdes, fez com que o seu instrutor se empenhasse à sua causa com todo o seu saber.

 

 

Após um período de formação, prestou as provas aos comandos de um avião biplano Caudron G.3, na presença do seu pai, do piloto civil Carlos Bleck, então delegado do Aero-Club de Portugal (fundado em Dezembro de 1909), do Governador Civil de Lisboa e de vários oficiais de aeronáutica militar. Maria de Lourdes foi aprovada com distinção e, segundo Eduardo Frias, prestou provas magníficas. Há muito tempo que entre os candidatos ao brevet não aparecia a mais completa organização de qualidades requeridas para um piloto, garantindo o almejado brevet de piloto aviador civil, em 6 de Dezembro de 1928, com 21 anos de idade, passado pela Escola Militar de Aviação, situada na Quinta da Granja, em Sintra.

 

 

As respectivas insígnias de aviadora portuguesa foram-lhe entregues numa sessão solene, presidida pelo Marechal Gomes da Costa, por ocasião das comemorações do 9.º aniversário do Aero-Clube de Portugal.

O jornal "O Povo", na sua edição de 21 de Janeiro de 1929, escreve: "Demonstra eloquentemente que a mulher vence, porque não lhe falta inteligência, coragem, audácia e valentia". Recorde-se que na década em que Maria de Lourdes nasceu, o pioneiro Santos Dumont ainda ensaiava em Paris o modelo de avião ligeiro.

Haviam decorrido apenas 6 anos sobre a travessia aérea do Atlântico Sul, entre Lisboa e o Rio de Janeiro, feita pelos militares Gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 30 de Março a 17 de Junho de 1922, quando esta jovem mulher é considerada apta como aviadora.

 

 

 

 

 

 

 

fonte:http://www.solnet.com/10mar17/pena&lap/penalap5.htm

 

 

 

 

 

 

www.123pecas-auto.pt 3002 PopAds.net - The Best Popunder Adnetwork

(ajude o nosso blogue)

Mais sobre mim

foto do autor

[ Tradutor ]

Traduzir para Chinês Traduzir para Espanhol Traduzir para Italiano Traduzir para Françês Traduzir para Inglês Traduzir para Alemão Traduzir para Japonês Traduzir para Russo

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

contador visitas

Mensagens

Comentários recentes

Calendário

Julho 2017

D S T Q Q S S
1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031

Arquivo

  1. 2017
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2016
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D

popAds

adsense