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PORTUGALd'antigamente

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PORTUGALd'antigamente

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O GENE QUE SO OS PORTUGUESES POSSUEM

 

 

A ORIGEM DO POVO LUSITANO QUE AINDA HABITA ACTUALMENTE PORTUGAL É INCRIVELMENTE ANTIGA. SOMOS MARCADOS COM UM GENE QUE NÃO EXISTE EM MAIS NENHUM LUGAR DO MUNDO.

 

SOMOS OS ÚLTIMOS SOBREVIVENTES DE UMA ANTIQUÍSSIMA RAÇA IBÉRICA PRÉ-MEDITERRÂNICA.

 

 

Os cientistas estão certos das particularidades genéticas dos cidadãos portugueses descendentes dos Lusitanos, particularmente os Lusitanos que ainda habitam as montanhas isoladas, as aldeias e vilas do interior Beirão.

 

 

 

O porquê das nossas diferenças é simples:

 

 

Não nos deixámos misturar com os Norte-Africanos do Paleolítico, da chamada raça Mediterrânica, portanto, não temos o gene do Mediterrâneo, como o têm os Cónios do barrocal Algarvio; nem nos deixámos absorver completamente pelos Indo-Europeus, especialmente os Celtas, apesar da forte influência cultural e linguística destes últimos sobre nós, especialmente sobre os Calaicos a norte do Douro.

 

O que prova isolamento, e temos dois genes específicos, sendo que um deles não foi encontrado em mais nenhum lugar no Mundo. 

 

 

 

 

 

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Os descendentes dos lusitanos possuem dois genes próprios: o A25-BIS-DR2 e o A26-B38-DR13.
 
 
 
 
 
 
 
 
A estes genes portugueses foi adicionado o gene Europeu, que para aqui veio através dos Celtas.
 
 
E foi esta mistura que deu origem aos Lusitanos (e aos outros povos nativos), que ainda hoje habitam maioritariamente em Portugal.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
fonte: http://www.vortexmag.net/a25-bis-dr2-o-gene-lusitano-que-so-os-portugueses-possuem/
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

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O navio mais bonito do mundo é Português

 

 

O navio escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, para desempenhar funções como navio-escola da Marinha Alemã — onde era chamado Albert Leo Schlageter — juntamente com os seus semelhantes da classe Gorch Fock: o primeiro, que deu o nome à classe, o segundo, ex-Horst Wessel (actual USCGC Eagle), e o quarto, Mircea; houve ainda um quinto, o Herbert Norkus, destruído antes de ter sido terminado.
 
 

 

Muito se ficando a dever o êxito desta compra à acção empenhada do Dr. Pedro Teotónio Pereira, na altura Ministro da Presidência e um grande amante da vela.
O navio recebeu o mesmo nome do antecessor, entrando ao serviço da Marinha Portuguesa em 8 de Fevereiro de 1962.
 

 

 Por vezes o Sagres III é erradamente referido como “Sagres II”, em virtude do desconhecimento da existência do primeiro navio com este nome.
 
Na realidade, o primeiro Sagres foi uma corveta de madeira, construída em 1858 em Inglaterra. Fundeada no rio Douro serviu como navio-escola para alunos marinheiros, entre 1882 e 1898.
 
 
 
 
 

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Ao serviço da marinha portuguesa já deu três voltas ao mundo, a primeira em 1978/1979  a segunda em 1983/1984.
 
Em 19 de Janeiro de 2010 partiu para a terceira volta ao mundo.
 
O navio-escola Sagres regressou a Lisboa da terceira volta ao mundo no dia 23 de Dezembro de 2010, após uma viagem que durou cerca de 11 meses e durante a qual fez escala em 28 portos.
 
Durante esta terceira viagem, percorreu 40.000 milhas e navegou durante 5.500 horas. Foi tambem visitado por cerca de 300.000 pessoas.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
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O sino mais antigo de Portugal

 

Está no museu de Coruche e é o sino mais antigo de Portugal.

 

Datado de 1287 e descoberto ao acaso numa escavação arqueológica, o sino de Coruche é uma rara e tangível evidência da fundição sineira da época medieval, marcada por uma grande transição e evolução das características físicas e acústicas dos sinos.

 

O sino da Igreja de São Pedro de Coruche recuperou, quase na totalidade, a sua forma original, mas o seu verdadeiro som julgava-se perdido.

 

 

 

 

 

imagem-1.jpg

 

 

O som original era impossível de ouvir. Havia partes em falta e os fragmentos foram colados.

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:http://novamagazine.pt/index.php/2016/03/16/o-sino-mais-antigo-de-portugal-voltou-a-tocar/

 

 

 

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Crânio humano mais antigo de sempre em Portugal

Uma equipa internacional de arqueólogos descobriu o fóssil humano mais antigo já encontrado em Portugal, um crânio com cerca de 400 mil anos.

 

 

 

 

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Os arqueólogos encontraram o crânio na gruta da Aroeira, concelho de Torres Novas, no centro do país.

 

 

 

Trata-se de um antepassado "a meio caminho entre o 'homo erectus', que apareceu em África há entre 1,5 e dois milhões de anos e os mais recentes, a que chamamos Neandertais na Europa e modernos em África".

 

 

 

 

 

 

 

fonte:http://www.dn.pt/sociedade/interior/descoberto-o-cranio-humano-mais-antigo-de-sempre-em-portugal-5722347.html

 

 

 

 

 

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As noras - engenhos antigos de tirar água

As noras são engenhos fixos e circulares para tirar água dos poços, ribeiras e rios, compostas por uma roda que faz mover a corda a que estão presos alcatruzes ou cubos encadeados: baldes que transportam a água, num calabre flexível que acompanha o perímetro da roda que o traciona.

 

Inicialmente as noras eram acionadas por mulas, burros, ou machos que quando “presos à nora” se deslocavam de olhos vendados para que dessem mais rendimento e não perdessem o sentido de orientação.

 

 

 

 

 

video de burro a puxar a nora 

 

 

 

 

 

 

A nora terá chegado à península ibérica pelas mãos dos árabes, constituindo uma grande evolução nas técnicas de elevação de água e rega.

 

Podem encontrar-se variados modelos e formatos de noras, mas o princípio de funcionamento é comum a todos

 

(noras com engenhos montados em poços em que o animal andava ao lado, descrevendo um círculo ou em que o animal trabalhava num círculo à volta da nora, no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio; e noras de elevação, com mina, para tirar a água a balde pelo interior).

 

 

 

A  nora mais utilizada era aquela em que o engenho está a descoberto e o animal anda à sua volta.

 

 

 

 

 

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Fixas no bordo da roda, os alcatruzes enchem-se e esvaziam-se á medida
 que a roda gira e transportam a água do rio para canais de irrigação

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Os espigueiros

Os espigueiros são construções de características defenidas, criados para armazenamento do milho.

 

 

O espigueiro, também chamado canastro, caniço ou hôrreo, é uma estrutura normalmente de pedra e madeira, existindo no entanto alguns inteiramente de pedra, com a função de secar o milho grosso através das fissuras laterais, e ao mesmo tempo impedir a destruição do mesmo por roedores através da elevação deste.

 

 

 

 

Soajo 6.jpg

 Espigueiros

 

 

 

 

 

Como o milho requer que seja colhido no Outono, este precisa de estar o mais arejado possível para secar numa estação tão adversa como o Inverno.

 

 

 

 

No território de Portugal Continental, encontram-se principalmente a Norte, em particular na região do Minho.

 

 

 

 

 

Conjunto de Espigueiros do Soajo

 

 

Esta é uma das maiores concentrações de espigueiros de Portugal, com construções todas de pedra.

 

Ao todo são 24 espigueiros de tipo galaico-minhoto, sendo o mais antigo do ano de 1782.

 

É possível ver o caráter sagrado dado ao local, devido às cruzes no topo dos espigueiros para, segundo as gentes locais, proteção divina do que lá é guardado, muitas vezes o único meio de sobrevivência comunitária.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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O PRIMEIRO HOMEM A VOAR FOI UM PADRE PORTUGUES

 

A Passarola voadora foi a primeira aeronave conhecida no mundo a efectuar um voo.

 

 


Inventada por Bartolomeu de Gusmão, tendo voado pela primeira vez a oito de Agosto de 1709.

 

 

 

 

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 A passarola de Gusmão

 

 

 

 


A Passarola era um aeróstato, cujas características técnicas não são actualmente conhecidas na totalidade.


Apesar de existirem desenhos e descrições da época, não se sabe hoje em dia quais as exatas carcacterísticas/ técnicas da Passarola voadora uma vez que todos os projetos e documentos originais terão sido perdidos.



Este acontecimento deve-se também ao desconhecimento dos autores da época em questões relacionadas com a ciência aeronáutica.

 

 

 



" o padre voador "

 

 

 


Foi um sacerdote secular, cientista e inventor nascido em 1685 em São Vicente, Brasil.

Foi baptizado com o nome de Bartolomeu Lourenço, sendo o quarto filho de Francisco Lourenço Rodrigues e Maria álvares.

Será mais tarde, em 1718 que adopta o apelido de Gusmão em homenagem ao preceptor e protetor jesuíta Alexandre de Gusmão.

Apesar da sua grande Amizade com o Rei fora forçado a fugir à inquisição por se tratar de um visionário

Faleceu em Toledo, Espanha a 1724

 




Foi famoso por ter inventado o primeiro aeróstato operacional, a que chamou de PASSAROLA




 

 

 

 

 

fonte:https://prezi.com/kwuajorudptk/bartolomeu-gusmao-e-a-passarola-voadora/

 

 

 

 

 

 

 

 

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Revistas femininas nos anos 50 e 60

Nas décadas de 50 e 60, as revistas femininas eram praticamente a única forma de entretenimento para as mulheres .

 

Os artigos destas publicações eram escritos por homens, já que as mulheres ainda não estavam inseridas no mercado de trabalho. 

 

 

 

 

Expressavam pontos de vista masculinos sobre como as mulheres deveriam agir

 

 

 

Nestas revistas, o ideal do matrimonio feliz era baseado na forma como as mulheres deveriam se comportar dentro e fora do espaço doméstico.

Como as revistas eram uma importante fonte de informação e referência para as mulheres destes períodos, elas se tornavam verdadeiras conselheiras, sempre com mensagens persuasivas e que tinham como objectivo alienar toda uma geração de mulheres. 

 

 

 

 

Algumas dicas e conselhos que eram publicados

 

 

 

 

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Capa de revista feminina antiga 

 

 

 

 

-  Não se deve irritar o homem com ciúmes e dúvidas. (Jornal das Moças, 1957) 

 

-  Se desconfiar da infidelidade do marido, a esposa deve redobrar seu carinho e provas de afeto. (Revista            Claudia, 1962) 

 

-  Se o seu marido fuma, não arrume briga pelo simples fato de cair cinzas no tapete. Tenha cinzeiros            

   espalhados por toda casa. (Jornal das Moças, 1957) 

 

 

 

 

 

Os temas abordados eram quase sempre machistas......................

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:http://www.curiosidadesemportugues.eu/revistas-femininas-nos-anos-50-e-60-a-mulher-no-mundo-machista/

 

 

 

 

 

 

 

 

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O Soldado Milhões ( O português que enganou os alemães )

O português que enganou os alemães na I Guerra Mundial

 

 

Aníbal Augusto Milhais (1895-1970) partiu de Portugal com pouco mais de 20 anos rumo à Flandres francesa, como «carne para canhão» numa guerra que ceifou a vida a milhões de pessoas.

 

 

 

 

A sua coragem fez dele um herói

 

 

 

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Na Batalha de La Lys, contrariando as ordens de um oficial, ficou a cobrir a retirada dos seus camaradas portugueses e britânicos.

Acompanhado de uma metralhadora ligeira Lewis, a sua Luisinha, foi protagonista de um ato de bravura reconhecido.

Depois de dias a vaguear sozinho por trincheiras e descampados, regressou para junto do seu batalhão.

 

 

 

 

 

 A lenda nasceu

 

 


Ainda na Flandres, passa a ser chamado Milhões (numa alusão ao seu valor) e é condecorado com a Ordem de Torre e Espada.

 

Torna-se, aliás, o único soldado raso a receber ainda em França a mais alta condecoração a que um militar português pode aspirar.

 


Em 1919, regressa a Valongo (actualmente Valongo de Milhais), casa e tem filhos.

A sua história parecia terminada e vetada ao esquecimento quando, em 1924, o jornal Diário de Lisboa decide resgatar o herói fazendo dele uma lenda viva.

Numa época em que a República se encontrava moribunda, a exibição de um herói capaz de aglutinar massas em torno do regime e fazer esquecer o estigma de um «Alcácer Quibir do século 20» revestia-se de grande relevância.
Depois disso, a Pátria não se esqueceu do seu herói.

Chamou-o recorrentemente para o mostrar em cerimónias de regime, sempre que foi preciso enaltecer a nação e exaltar os valores da «raça».

 

 

E Milhões lá aparecia onde quer que fosse chamado, fardado e com seis medalhas reluzentes ao peito.

 

 

 

O herói português da Grande Guerra...............

 

 

 

 

 

 

 

 

 

fonte:https://soldadomilhais.wordpress.com/

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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